Pane gera caos entre passageiros de companhia aérea britânica

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 29/05/2017 15h15
ARA05 LONDRES (REINO UNIDO) 29/05/2017.- Pasajeros de la compañía británica British Airways esperan en las largas colas en el aeropuerto de Heathrow, en Londres (Reino Unido) hoy, 29 de mayo de 2017. La aerolínea británica British Airways (BA) opera, aunque con algunos retrasos, todos sus vuelos desde el aeropuerto londinense de Gatwick, al sur de Londres, y parte del servicio en Heathrow (oeste), donde persisten las cancelaciones de rutas cortas. EFE/Andy Rain EFE/Andy Rain Passageiros da British Airways aguardam em aeroporto de Londres

O mico do feriado (spring bank holiday, ou feriado bancário da primavera) na Inglaterra, que aliás coincide com a semana de férias escolares no Reino Unido, está sendo proporcionado pela companhia área British Airways, ou BA como dizem os ingleses.

A empresa vive hoje seu terceiro dia consecutivo de atrasos e cancelamentos de voo em escala global causados por uma pane no setor de TI.

O problema começou no sábado e já gerou dezenas de cancelamentos e atrasos ao redor do mundo, principalmente aqui na Inglaterra, é claro.

O principal hub internacional da BA, o Terminal 5 do aeroporto de Heathrow ficou inundado de passageiros que não conseguiram embarcar para os seus destinos.

Em determinado momento, a segurança do terminal começou a bloquear a entrada de pessoas no saguão de embarque, só liberando quem tinha voo dentro de uma hora e meia.

O site da companhia ficou fora do ar e os terminais de check-in também não funcionaram corretamente nas últimas horas. Houve problemas também no sistema de bagagens e há relatos de voos que partiram sem as malas dos passageiros.

Os voos da empresa para o Brasil também foram afetados, no sábado os voos entre os aeroportos de Heathrow e Galeão foram cancelados, nos dois sentidos, e hoje o voo com destino a Guarulhos deixou Londres com atraso de uma hora e meia.

A explicação da British Airways ainda não convenceu ninguém por aqui. A empresa diz que os problemas foram causados por uma pane no sistema de fornecimento de energia em um de seus servidores. A empresa nega que hackers tenham criado o problema que, segundo os especialistas britânicos vai custar dezenas de milhões de libras para os cofres da empresa.

As leis da União Europeia, que a British Airways está sob jurisdição, preveem que uma companhia área deve pagar até 600 euros de indenização por passageiro em voos de longa duração, como por exemplo entre o Rio e Londres em caso de atrasos de mais de quatro horas, além de oferecer alimentação, acesso a comunicação e hospedagem.

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