Papa chega à Turquia, e é recebido por ministro das Relações Exteriores

  • Por Agencia EFE
  • 28/11/2014 10h30

Redação Central, 28 nov (EFE). – O papa Francisco chegou às 9h (horário de Brasília) ao Aeroporto de Ancara, onde foi recebido com uma cerimônia oficial pelo ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, no primeiro ato de sua visita ao país.

A previsão é de que o pontífice se dirija ao Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, fundador da Turquia moderna, e depois se reúna com o presidente, Recep Tayyip Erdogan, no Palácio Presidencial, recém-inaugurado e do qual Francisco será o primeiro hóspede. As medidas de segurança na capital turca são extremas, com cerca de três mil policiais ao longo das vias por onde passará o cortejo papal.

O Ministério das Relações Exteriores turco explicou que durante os encontros entre o papa e as autoridades locais serão tratados assuntos como a “Aliança de Civilizações”, o diálogo entre culturas, a xenofobia, a luta contra o racismo e a situação política na região.

Em telegrama enviado ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, o papa afirmou que com a viagem pretende “favorecer o encontro e o diálogo entre culturas diversas, para reforçar o caminho da unidade dos cristãos e para compartilhar momentos de oração com irmãos e irmãs de fé”, conforme informou a Santa Sé.

Francisco ficará na Turquia até o próximo domingo, e o interesse da imprensa turca por sua visita é enorme, com mais de 900 jornalistas credenciados. O pontífice passará à noite na Embaixada do Vaticano em Ancara e viajará amanhã a Istambul para a segunda etapa da visita. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.