Papa comemora “grande passo” da entrada em vigor do Acordo de Paris

  • Por Agencia EFE
  • 06/11/2016 14h25

Papa Francisco ministrou a tradicional missa de domingo

EFE Papa Francisco fala aos fiéis em missa no Vaticano

O papa Francisco comemorou neste domingo (6) o fato de Acordo de Paris sobre a mudança climática ter passado a valer na sexta-feira.

“Há dois dias, entrou em vigor o Acordo de Paris. Este grande passo demonstra que a humanidade tem capacidade de colaborar pela salvar a Criação”, disse o pontífice após a oração do Angelus.

O papa destacou que este acordo serve para “colocar a economia a serviço das pessoas e para construir a paz e a justiça”.

O Acordo de Paris foi adotado em 12 de dezembro de 2015 na capital francesa pelos 195 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e entrou em funcionamento ao ser ratificado pelos países que geram 55% das emissões mundiais de gases do efeito estufa.

Francisco lembrou que de amanhã ao dia 18 vai acontecer em Marrakech, no Marrocos, a 22ª Conferência-Quadro das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 22) para debater o acordo e expressou seu desejo de que “todo este processo seja guiado pela consciência de nossa responsabilidade para a proteção da Criação”.

O pontífice tem especial interesse pelo tema e por isso abordou a proteção ao meio ambiente em sua primeira encíclica, “Laudato Si”, publicada em maio de 2015 e que sucedeu a “Lumen Fidei”, que começou a ser escrita por Bento XVI, mas foi concluída por Francisco.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.