Papa Francisco deixa Roma rumo à Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 28/11/2014 07h50

Roma, 28 nov (EFE). – O papa Francisco saiu nesta sexta-feira do aeroporto romano de Fiumicino às 9h01 (6h01 em Brasília) com destino à Turquia, onde visitará Ancara e Istambul até o próximo domingo.

Essa viagem acontece apenas três dias depois de ele voltar de Estrasburgo, na França, para discursar para os membros do Parlamento Europeu e do Conselho da Europa, uma situação insólita que lhe transforma no primeiro pontífice a realizar duas viagens internacionais em um período tão curto de tempo.

Hoje, sua primeira parada será a capital, Ancara, onde será recebido pelas autoridades turcas, entre elas o presidente Recep Tayyip Erdogan e o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu.

O pontífice também encontrará com o responsável pela Diyanet, Mehmet Gormez, a maior autoridade religiosa islâmica estatal em um Estado que é laico.

Amanhã, o bispo de Roma irá para Istambul, onde se reunirá com o patriarca Bartolomeu I, além de assistir a outros eventos de caráter ecumênico até o domingo.

Com uma presença cristã muito pequena, já que 99,8% dos habitantes se declaram muçulmanos, a Turquia dá a oportunidade de Francisco se aprofundar nas relações com outras igrejas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.