Papa Francisco é recebido com grande festa em Quito

  • Por Agencia EFE
  • 05/07/2015 22h04

Quito, 5 jul (EFE).- Uma recepção com grande festa ao papa Francisco foi registrada neste domingo em Quito, capital do Equador, onde dezenas de milhares de fiéis invadiram as ruas para saudar o pontífice, embora também tenham sido escutados apitos de protesto contra o presidente do país, Rafael Correa, que foi recebê-lo no aeroporto.

O chefe da Igreja Católica chegou esta tarde ao aeroporto Mariscal Sucre de Quito, a cerca de 30 quilômetros a leste da cidade, e foi recebido por Correa.

Ambos, em uma grande caravana encabeçada por motociclistas da guarda presidencial, depois de deixar o terminal aéreo, chegaram à entrada da cidade, onde Francisco trocou de veículo e subiu no papamóvel, um 4×4 descoberto e protegido por vidros, de onde cumprimentou os fiéis.

Pessoas de todas as idades, condição social e gênero se posicionaram dos lados da avenida Simón Bolívar para saudar o pontífice, que no papamóvel avançou mais rápido do que muitos esperavam. Mal deu para receber de longe a bênção papal, que mostrou sempre seu sorriso aberto e franco.

Muitas pessoas portavam bandeirinhas do Equador e do Vaticano, assim como cartazes com a foto de Francisco e até alguns, mais criativos, tinham uma imagem do papa em tamanho real, que muitos aproveitaram para tirar fotos e fazer selfies.

Quando a caravana começou a ser avistada, a aglomeração se intensificou dos lados da rua, vigiada sempre por um forte contingente de policiais, além de voluntários que animavam o povo a receber o papa com cânticos e preces.

Quando o carro do presidente Correa passou, apitos e gritos de “fora, fora” foram ouvidos.

Há pouco mais de um mês, grupos de manifestantes protestaram reiteradamente em Quito, Guayaquil e outras cidades do país contra o anúncio do presidente de tentar no Parlamento a aprovação de leis que aumentariam os impostos sobre as heranças e o lucro.

Após a passagem da caravana, a multidão começou a se retirar e o local se tornou caótico, com gente apressada indo em todas as direções, após terem esperado, alguns, até quatro horas para que o pontífice passasse.

O percurso do papa, em sua primeira visita aos equatorianos, prosseguiu pela avenida 6 de Dezembro e terminou na conjunção com a Orellana, onde fica a Nunciatura Apostólica.

O papa fica até quarta-feira no Equador e depois irá para Bolívia e Paraguai, em sua primeira viagem por países sul-americanos que falam espanhol. EFE

fa/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.