Papa Francisco planeja mascar folhas de coca na Bolívia, diz ministro

  • Por Reuters
  • 28/06/2015 17h59
Papa Francisco acena ao chegar para sua audiência geral na praça São Pedro, no Vaticano, nesta semana. 10/06/2015 REUTERS/Tony Gentile Reuters Papa Francisco

O papa Francisco disse ao governo boliviano que gostaria de mascar folhas de coca quando visitar o país andino no próximo mês, contou um ministro boliviano na TV e rádio estatais neste domingo (28).

Situada a cerca de 3.650 metros acima do nível do mar, La Paz é uma das mais altas capitais do mundo e durante séculos a população local mastigou folhas de coca para diminuir os efeitos da altitude.

Embora seja ingrediente chave da cocaína, a folha não processada tem uso legal e ainda é amplamente mascada na Bolívia e em outros países andinos. Muitos povos indígenas, incluindo o presidente da Bolívia, Evo Morales, defendem seu uso, considerando-a uma planta sagrada.

“Oferecemos (ao Papa) chá de coca ou algo assim para a altitude”, afirmou o ministro da Cultura, Marko Machicao, em uma entrevista. “Ele pediu especificamente que quer mascar coca, por isso vamos estar à espera do Santo Padre com a folha sagrada de coca”, disse ele.

O Vaticano não estava imediatamente disponível para comentar o assunto à reportagem.

Em sua segunda visita oficial à América Latina desde a sua eleição em 2013, o papa argentino irá ao Equador, Bolívia e Paraguai entre os dias 06 e 12 de julho.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.