Papa pede fim da tensão em Jerusalém após episódio da Esplanada das Mesquitas

  • Por Agencia EFE
  • 01/11/2014 11h19

Cidade do Vaticano, 1 nov (EFE).- O papa Francisco pediu neste sábado paz e o fim das tensões na cidade de Jerusálem, após Israel decidir fechar o acesso dos muçulmanos à Esplanada das Mesquitas.

“Convido-os a orar para que a Cidade Santa, querida por judeus, cristãos e muçulmanos, que nos últimos dias foi testemunha de várias tensões, possa ser um signo da paz que Deus deseja para toda a família humana”, disse o pontífice, após a oração do Angelus, celebrada neste sábado na Praça São Pedro, em razão do Dia de Todos os Santos.

Israel fechou no último dia 30 de outubro o acesso dos muçulmanos à Esplanada das Mesquitas, uma decisão sem precedentes desde a Guerra dos Seis Dias em 1967, no meio de uma crescente tensão nos bairros árabes e no centro velho da cidade santa.

A medida foi tomada depois de um suposto pistoleiro palestino matar a tiros, na parte oriental de Jerusalém, o rabino Yehuda Glick, líder de uma organização ultranacionalista que promove a colonização da cidade, o terceiro lugar mais sagrado do Islã.

As autoridades israelenses alegaram, então, “razões de segurança” para fechar totalmente a esplanada tanto para muçulmanos como para turistas.

Isso não ocorria desde o final de setembro de 2000, quando o então líder da direita e depois primeiro ministro de Israel, Ariel Sharon, visitou a Esplanada das Mesquistas. O ato é considerado como o estopim para o início da Segunda Intifada. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.