Para Obama, pacto com Irã é tema mais importante desde a guerra contra Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2015 23h39

Washington, 4 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tratará em discurso nesta quarta-feira o acordo nuclear com o Irã como o assunto mais importante a ser debatido pelo Congresso americano desde a decisão de iniciar a guerra contra o Iraque.

Um funcionário do alto escalão da Casa Branca, que pediu anonimato, antecipou nesta terça-feira parte do pronunciamento que o presidente fará amanhã na American University de Washington, no qual defenderá o pacto firmado entre os iranianos e os representantes do Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, Reino Unido, França, mais Alemanha).

“O presidente colocará a decisão do Congresso sobre o bloqueio ou não à implementação do acordo como debate de maiores consequências sobre a política externa desde a decisão de ir à guerra contra o Iraque”, indicou o funcionário.

De acordo com a fonte da Casa Branca, Obama dirá que a “decisão não deveria ser difícil”, já que o acordo inclui um “regime de transparência e de inspeções nunca antes negociado”, assim como a “interrupção verificável de todos os caminhos rumo à bomba nuclear”, além da proibição permanente em obtê-la.

“Ele destacará que as mesmas pessoas que apoiaram a guerra do Iraque agora se opõem à diplomacia com o Irã, e que seria um erro histórico desperdiçar essa oportunidade”, disse o representante do alto escalão do governo, que também garantiu que uma rejeição por parte do Congresso afetaria a credibilidade dos EUA.

A Câmara dos Representantes, de maioria republicana, divulgou nesta terça-feira que votará se aceita ou não o acordo nuclear com o Irã depois que os parlamentares retornem em setembro do recesso de verão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.