Para Putin, exército ucraniano é legião estrangeira da Otan

  • Por Agencia EFE
  • 26/01/2015 14h10

Moscou, 26 jan (EFE). – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta segunda-feira que acredita que o exército ucraniano é uma legião estrangeira da Otan para conter seu país e não para defender os interesses nacionais.

“Em sua essência, já não é um exército (o ucraniano), é uma legião estrangeira, neste caso, uma legião estrangeira da Otan”, disse Putin durante um discurso em uma universidade de São Petersburgo, citado pelas agências russas.

Segundo o presidente, as forças armadas ucranianas têm objetivos totalmente diferentes e que têm a ver com a consecução dos alvos geopolíticos de contenção da Rússia, e que de forma alguma se aproximam dos interesses nacionais de seu povo.

Ao dirigir-se aos estudantes da Universidade Nacional de Mineração, Putin lamentou que as autoridades ucranianas renunciassem a avançar pela via do acerto pacífico e não queiram solucionar a crise por meios políticos.

O chefe do Kremlin acusou Kiev de aproveitar as tréguas “exclusivamente” para reagrupar suas forças, aludindo ao conflito nas regiões orientais de Donetsk e Lugansk, onde em abril explodiu uma revolução pró-Rússia.

“Milhares de pessoas já morreram e essa é uma autêntica tragédia. Estes trágicos eventos são, de fato, uma guerra civil. E muitos na Ucrânia, me parece, o entendem perfeitamente”, disse.

Ele lembrou os muitos ucranianos que tentam ir à Rússia para esperar tempos melhores e se mostrou disposto a modificar a lei que impede os ucranianos de permanecerem em território russo mais de 30 dias.

No último sábado, 30 civis morreram na cidade de Mariupol no ataque com artilharia pesada contra um bairro residencial desse porto do mar de Azov, sede do governo regional de Donetsk leal a Kiev.

As autoridades de Kiev responsabilizaram do bombardeio às milícias separatistas pró-russas, que pouco antes do ataque tinham anunciado o começo de uma ampla ofensiva em todo o leste da Ucrânia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.