Paris oferece asilo a cristãos ameaçados por jihadistas no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2014 10h42

Paris, 28 jul (EFE).- O governo da França condenou nesta segunda-feira as ameaças dos grupos jihadistas contra os cristãos no Iraque e se disse disposto a facilitar asilo.

“Ajudamos os deslocados que fogem das ameaças do Estado Islâmico (EI) e se refugiaram no Curdistão. Estamos dispostos, se desejarem, a facilitar o abrigo em nosso território com o título de asilo”, disseram em comunicado conjunto os Ministérios das Relações Exteriores e do Interior.

Os ministros Laurent Fabius e Bernard Cazeneuve destacaram que o ultimato lançado contra essas comunidades em Mossul pelo EI “é o último exemplo trágico da terrível ameaça que pesa sobre eles no Iraque, mas também na Síria e em outros lugares onde são historicamente parte integrante da região”.

Em 18 de julho os cristãos de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, fugiram em massa depois de o ultimato de três dias marcado pelos extremistas expirar. Ele determinava que se não renunciassem a sua religião e se convertessem ao islã deveriam abandonar a cidade.

A França “continuará nos próximos dias a mobilizar a comunidade internacional para que se garanta a proteção a essa população, o que é uma condição para a estabilidade da região”.

Fabius e Cazeneuve estão em contato com as autoridades locais e nacionais para que se faça “tudo para garantir sua proteção”, e indicaram que receberão em breve representantes na França das comunidades cristãs no Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.