Parlamento do Afeganistão rejeita ministro da Defesa e não completa governo

  • Por Agencia EFE
  • 04/07/2015 10h04

Cabul, 4 jul (EFE).- O parlamento do Afeganistão rejeitou neste sábado a nomeação de Masoom Stanekzai como ministro da Defesa, deixando vazia uma pasta chave no meio da crescente insegurança e impedindo mais uma vez completar o governo que o país aguarda há nove meses.

Em uma sessão televisionada ao vivo por canais locais, o candidato proposto pelo presidente afegão, Ashraf Ghani, e o chefe de governo, Abdullah Abdullah, obteve 84 votos dos 107 necessitários para ser nomeado titular da Defesa, a última pasta do Gabinete que ainda precisa ser preenchida.

O analista político Matiullah Kharoti responsabilizou as divergências entre os partidos como principal razão da falta de apoio à sua candidatura e advertiu que diferentes grupos de parlamentares fizeram propaganda negativa contra Stanekzai.

“Acho que não há nenhuma outra pessoa a apresentar para o ministério de Defesa”, acrescentou, sobre o panorama de curto prazo após a decisão do parlamento, que depois de anunciar o resultado da votação pediu a Gani que proponha outro candidato para o posto.

Stanikzai, membro do Alto Conselho para Paz do Afeganistão, órgão encarregado de negociar com os talibãs, é o segundo candidato a ministro da Defesa rejeitado pelo Legislativo e o terceiro proposto, já que outro renunciou antes de se submeter a votação.

A decisão acontece em meio a um aumento nos ataques insurgentes em todo o país por causa da ofensiva da primavera talibã iniciada no final de abril e dois meses depois de membros do grupo se reunirem “informalmente” no Catar com representantes do Conselho para a Paz e a sociedade civil.

A formação do Gabinete afegão está pendente desde que Gani tomou posse, em setembro de 2014, no primeiro revezamento democrático na história recente do país.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.