Participação em eleições departamentais francesas soma 15,63% em quatro horas

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 08h33

Paris, 29 mar (EFE).- A participação dos eleitores no segundo turno das eleições departamentais francesas foi de 15,63% até o meio-dia (7h em Brasília) deste domingo, quatro horas depois da abertura dos centros de votação, segundo informou o Ministério do Interior.

O número é superior aos 13,68% registrados no mesmo horário em 2011, mas o pleito não pode ser comparado integralmente porque desde então o sistema de eleição foi alterado.

Entre os que já tinham votado antes da contagem de participação estão o presidente da França, François Hollande, que votou na cidade de Tulle, no sul do país, e o primeiro-ministro, Manuel Valls, que depositou a cédula em Evry, nos arredores de Paris.

Quem também compareceu a um centro de votação, na cidade de Hénin-Beaumont (norte), foi Marine le Pen, líder do ultradireitista Frente Nacional (FN), partido que recebeu 25,2% dos votos no primeiro turno, no domingo passado.

Nesse turno, a conservadora União por um Movimento Popular (UMP) passou à frente na apuração com 29,4% dos votos após fazer alianças com os centristas, e os socialistas foram relegados à terceira posição, com 21,9%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.