Participação em eleições departamentais francesas soma 41,94% após nove horas

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 13h30

Paris, 29 mar (EFE).- A participação dos eleitores no segundo turno das eleições departamentais francesas era de 41,94% até as 17h (12h em Brasília) deste domingo, segundo dados divulgados pelo Ministério do Interior da França.

O número é superior aos 36,2% registrados no mesmo horário em 2011, mas o pleito não pode ser comparado integralmente porque desde então o sistema de eleição foi alterado.

Entre os que já tinham votado antes da contagem de participação estão o presidente da França, François Hollande, que votou na cidade de Tulle, no sul do país, e o primeiro-ministro, Manuel Valls, que depositou a cédula em Evry, nos arredores de Paris.

Quem também compareceu a um centro de votação, na cidade de Hénin-Beaumont (norte), foi Marine le Pen, líder do ultradireitista Frente Nacional (FN), partido que recebeu 25,2% dos votos no primeiro turno, no domingo passado.

Nesse turno, a conservadora União por um Movimento Popular (UMP) passou à frente na apuração com 29,4% dos votos após fazer alianças com os centristas, e os socialistas foram relegados à terceira posição, com 21,9%.

Os colégios eleitorais, que abriram às 8h locais de hoje na região metropolitana, fecharão às 18h, embora nas grandes cidades será possível votar até duas horas mais tarde. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.