Partido de Morales enfrenta desastre eleitoral nas cidades-chave da Bolívia

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2015 00h53

La Paz, 29 mar (EFE).- O partido do presidente da Bolívia, Evo Morales, sofreu neste domingo um forte golpe nas eleições municipais ao perder em seis das principais cidades da Bolívia, entre elas El Alto, de maioria aimara e considerada um bastião do governo.

O Movimento ao Socialismo (MAS) perdeu as prefeituras de Cochabamba, Oruro e El Alto, e não conseguiu conquistar as de La Paz e Santa Cruz, onde o partido de Morales nunca governou, e ganhou as cidades de Cobija e Potosí, segundo as pesquisas de boca de urna divulgadas pela imprensa.

Segundo essas pesquisas, em Sucre, capital constitucional e sede judicial da Bolívia, o MAS teria empatado com outra força opositora e em Trinidad ganharia por uma estreita margem.

O vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, atribuiu em entrevista coletiva estes resultados à “fraqueza” das lideranças locais de seu partido, em comparação com os resultados da eleição presidencial de outubro, quando Evo Morales venceu com mais de 60% dos votos e conquistou um terceiro mandato até 2020.

Uma das perdas mais relevantes para o MAS foi a cidade de El Alto, onde a candidata opositora Soledad Chapetón, da União Nacional, venceu com mais de 55% dos apoios, contra o governista Edgar Patana, que concorria à reeleição, mas não chegou a ter 30% dos votos.

Também se destacou a vitória da oposição em Cochabamba, onde o opositor José María Leis ganhou a prefeitura do MAS ao conseguir mais de 54% dos votos, muito acima dos quase 36% do governista Lúcio Gonzales.

Cochabamba é considerada reduto do presidente Morales, já que foi neste departamento que sua carreira decolou nos anos 90 como líder sindical e política como líder cocaleiro.

Em La Paz, como tinham antecipado as pesquisas divulgadas nas últimas semanas, o opositor Luis Revilla se reelegeu com 61% dos votos, concorrendo pelo novo partido Soberania e Liberdade (Sol.Bo).

O governo também não conquistou a cidade de Santa Cruz, a mais povoada da Bolívia, onde o opositor Percy Fernández, da coligação Santa Cruz para Todos, foi reeleito prefeito com 43,1% dos votos contra 20,5% do candidato do MAS, Reymi Ferreira. EFE

lcl/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.