Partido governante mexicano espera criação de sistema anticorrupção em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 21/12/2014 20h48

México, 21 dez (EFE).- O governante Partido Revolucionário Institucional (PRI) do México acredita que seja possível avançar em 2015 na criação de um sistema nacional anticorrupção, proposta que foi freada por divergências entre forças políticas.

O coordenador do PRI na Câmara dos Deputados, Manlio Fabio Beltrones, afirmou em comunicado divulgado neste domingo que entre os partidos já existem acordos avançados que servirão como base para discutir as reformas para estabelecer um Sistema Nacional de Integridade Pública.

Os desacordos sobre os mecanismos anticorrupção frearam diversas iniciativas desde o início deste ano, quando o presidente Enrique Peña Nieto propôs criar uma Comissão Nacional Anticorrupção e outorgar maiores poderes ao órgão que garante o acesso à informação e à transparência.

Peña Nieto insistiu no tema da corrupção no dia 27 de novembro, quando anunciou diversas medidas para garantir a segurança e a governabilidade perante a penetração do crime organizado em diversos níveis, principalmente nos municípios.

O líder ressaltou que as iniciativas discutidas no Congresso incluem a aprovação de reformas legais para se criar um Sistema Nacional Anticorrupção que inclua sistemas de vigilância cidadã a autoridades, além de atribuir mais poderes à Auditoria Superior da Federação para supervisionar o gasto público.

Entre outras propostas, foi solicitado o estabelecimento de um tribunal imparcial e um órgão anticorrupção, cujo responsável deverá ser nomeado pelo Senado, assim como outros mecanismos de denúncia cidadã e punição às empresas que promovam atos de corrupção, entre outras medidas.

Beltrones disse que o trabalho legislativo neste assunto não começará do zero quando 2015 começar, “já que foram realizadas reuniões com o grupo parlamentar do PAN (Partido Ação Nacional) para acercar posições” a fim de fortalecer a coordenação do Sistema Nacional de Integridade Pública”.

Também presidente da Junta de Coordenação Política, Beltrone afirmou que as leis que discutidas garantem “a participação da cidadania na luta anticorrupção”.

Ele acrescentou que busca se entender com os deputados do Partido da Revolução Democrática (PRD) e com outras forças políticas para “elaborar uma sentença que possa ser aprovada no plenário da câmara no período ordinário que inicia em fevereiro”.

Segundo ele, o PRI está pronto para “debater e aprovar as reformas requeridas com urgência para enfrentar a corrupção com mais força e eficácia”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.