Passagem de furacão Irma por Cuba deixa pelo menos 10 mortos

  • Por Estadão Conteúdo
  • 11/09/2017 11h31
Ernesto Mastrascusa/EFE A maioria das pessoas morreu por causa do desabamento de edifícios, sete delas em Havana

Pelo menos 10 pessoas morreram em Cuba em consequência dos efeitos do furacão Irma, segundo informaram nesta segunda-feira fontes do Estado Maior da Defesa Civil cubana.

A maioria das pessoas morreu por causa do desabamento de edifícios, sete delas em Havana, ainda que o furacão também tenha provocado fortes inundações no litoral norte do país.

Em uma mensagem dirigida à população, Raúl Castro apelou ao espírito “de resistência e vitória dos cubanos” após a passagem do devastador furacão, que causou “severos danos” ao país, segundo o comunicado publicado no jornal oficial “Gramma”.

Castro destacou que nestas circunstâncias “sobressaiu a unidade dos cubanos, a solidariedade entre os moradores e a disciplina perante as orientações feitas pelo Estado Maior Nacional da Defesa Civil”.

Na mensagem dirigida aos cubanos, Castro precisou que o “furacão afetou moradias, o sistema elétrico e a agricultura”, e além disso atingiu alguns dos destinos “turísticos” da ilha. Estas zonas turísticas serão recuperadas “antes do início de temporada alta” em novembro, precisou Castro.

“Foram dias duros para o nosso povo, que em poucas horas viu como o que foi construído com esforço foi golpeado por um devastador furacão”, disse o presidente cubano.

O furacão castigou durante sexta-feira e sábado o litoral norte de Cuba como categoria 4, provocando graves inundações no litoral e obrigando a evacuação de 1,7 milhão de pessoas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.