Pence diz que EUA ficarão junto ao povo cubano após saída de Raúl Castro

  • Por Agência EFE
  • 19/04/2018 20h54

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse nesta quinta-feira (19) que agora que Raúl Castro deixou o poder em Cuba, o governo americano ficará ao lado do povo cubano até a realização de eleições livres e justas na ilha.

“É, Raúl, parece que é você quem se vai. E nós ficaremos aqui junto ao povo cubano. Iremos a lugar algum até que Cuba tenha eleições livres e justas, que os prisioneiros políticos sejam libertados e até que o povo de Cuba seja finalmente livre”, escreveu Pence no Twitter.

Pence citou em outra mensagem um tweet de um jornalista da “CNN”, que publicou uma frase do discurso de despedida de Raúl Castro.

“Não conseguiu suportar e foi embora”, disse Raúl, segundo o jornalista da “CNN”, em referência a saída de Pence da Cúpula das Américas no Peru, no sábado.

Depois de Pence discursar no evento, o chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, pediu uma réplica ao vice-presidente americano. No entanto, ele se levantou e foi embora da sala enquanto o ministro cubano falava.

A Casa Branca afirmou que tem poucas expectativas de ver mudanças em Cuba no governo de Miguel Díaz-Canel, que substitui Raúl Castro na presidência, e que planeja manter a linha dura para Havana.

“Amamos Cuba. Estamos cuidando de Cuba”, disse hoje o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso na Flórida.

O Departamento de Estado dos EUA, por sua vez, pediu a Díaz-Canel que “escute e responda” os pedidos dos cidadãos cubanos, que desejam ver um país mais “próspero, livre e democrático”.

“O novo presidente de Cuba deveria dar passos concretos para melhorar a vida do povo cubano, respeitar os direitos humanos, acabar com a repressão e permitir mais liberdade política e econômica”, disse um porta-voz do órgão à Agência Efe.

“O presidente Díaz-Canel tem agora uma decisão a tomar: seguir com o precedente autoritário dos irmãos Castro ou avançar para um estilo de governo mais aberto e democrático”, disse o porta-voz.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.