Peru faz simulação de terremoto e tsunami que deixariam 83 mil mortos

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2015 23h23

Lima, 29 mai (EFE).- As autoridades peruanas realizaram nesta sexta-feira um simulação de um terremoto de magnitude 8,5 na escala Richter e de um posterior tsunami que deixariam mais de 83.000 mortos e mais de 3.700 desaparecidos, segundo um relatório elaborado pelo Instituto de Defesa Civil (Indeci).

A simulação começou às 15h (horário local, 17h de Brasília) com a evacuação dos edifícios e casas após um sismo de grande magnitude que teria durado dois minutos e cujo epicentro se localizaria no mar, motivo pelo qual também foram ativados os alarmes de tsunami para evacuar as áreas inundáveis de todo o país.

Segundo o relatório das autoridades, mais de 50.000 mortes seriam registradas na capital Lima, cuja população é de nove milhões, enquanto outros 12.000 mortos seriam contabilizados na região de Tumbes, ao norte do país.

O sismo e o posterior tsunami também deixariam 786.000 feridos e mais de 4,7 milhões de desabrigados, cerca de 12% da população total do país.

Durante a simulação, o Indeci empregou pela primeira vez drones para supervisionar o comportamento das pessoas enquanto a força aérea do Peru sobrevoou Lima com helicópteros Bell 212.

Esta é a primeira das quatro simulações que serão realizadas em 2015 no Peru, da quais duas acontecerão especificamente na capital e em Callao, a cidade portuária de Lima.

O Peru está situado no Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, uma área que registra 85% da atividade sísmica mundial.

Nos três primeiros meses do ano foram registrados até 98 terremotos no país andino, segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.