Pesquisa coloca Frente Nacional na liderança para eleições de março na França

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2015 16h50

Paris, 31 jan (EFE).- Uma pesquisa de intenção de votos divulgada neste sábado coloca a ultradireitista Frente Nacional como o partido mais votado, com 26% da preferência, para as eleições departamentais que serão realizadas em março na França, com a conservadora UMP logo atrás, com 25% de apoio popular.

Este é cenário apresentado pelo levantamento do instituto BVA, divulgado pela “iTélé”, que rebaixou o Partido Socialista (PS), do presidente François Hollande, à terceira posição, com apenas 18% das intenções de voto.

Muito atrás desse trio aparecem a Frente de Esquerda, com 9% das intenções, os centristas do Modem com 8%, os Verdes com 7% e os centristas da UDI com 5%.

O instituto de pesquisa indicou que os atentados terroristas do começos do mês tiveram “pouco impacto” sobre as preferências dos eleitores.

Nessa convocação, a Frente Nacional se tornou, pela primeira vez, no partido mais votado da França, com 25% dos votos, na frente da União por um Movimento Popular (UMP), do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy.

As eleições departamentais serão realizadas em dois turnos, nos dias 22 e 29 de março, e servirão para escolher os novos conselhos dos departamentos da França durante um mandato de seis anos.

Será a concretização da primeira parte da reforma da estrutura territorial da França, que terminará em dezembro com o pleito para as regiões, cujo número foi reduzido de 22 para 13. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.