Pesquisa de voto mostra vitória folgada de Macron no 2º turno contra Le Pen

  • Por Estadão Conteúdo
  • 28/03/2017 10h49
EFE Emmanuel Macron - EFE

Eleitores que apoiam candidaturas de esquerda nas eleições presidenciais da França devem garantir uma vitória folgada para o centrista Emmanuel Macron no segundo turno, segundo mostra uma pesquisa de intenção de voto do instituto Ipsos divulgada pela France Télévisions e pela Radio France a quatro semanas do primeiro turno no país.

De acordo com o levantamento, realizado entre 25 e 27 de março, o candidato do En Marche! e Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Frente Nacional, venceriam a primeira etapa com 24% e 25% das intenções de voto, respectivamente. François Fillon, que disputou a maior parte do tempo as primeiras colocações até ser atingido por um escândalo de cargos fantasmas envolvendo sua família, ficou com 18% das preferências.

No segundo turno, a candidatura de Macron descolaria de Le Pen e o centrista venceria com 62% dos votos contra 38%. O principal motivo dessa diferença, segundo o Ipsos, é a transferência de votos dos eleitores da esquerda que apoiam Jean-Luc Mélenchon e Benoît Hamon, que contam com 14% e 12% das intenções de voto no primeiro turno, respectivamente. 

A transferência de votos no segundo turno deve ser favorável a Macron mesmo entre os simpatizantes de Fillon. A maioria se disse favorável a dar seu voto a Macron (38%) do que Le Pen (26%).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.