Polícia australiana prende 5 pessoas que planejavam atentado inspirado no EI

  • Por Agencia EFE
  • 18/04/2015 02h52

Vidro quebrado de casa em Hallam EFE/EPA/DAVID CROSLING Vidro quebrado de casa em Hallam

A polícia da Austrália prendeu neste sábado cinco pessoas que planejavam um atentado terrorista no país, inspiradas no grupo terrorista Estado Islâmico (EI), durante a cerimônia do Dia de ANZAC, uma festa nacional celebrada por australianos e neozelandeses no dia 25 de abril.

Três dos cinco presos ficaram feridos durante a operação antiterrorista realizada em Melbourne, capital do estado de Victoria, no sudeste da Austrália, segundo a emissora local “ABC”.

O subdiretor interino da polícia, Neil Gaughan, informou que dois dos detidos, ambos de 18 anos de idade, estavam tentando organizar um atentado durante a celebração.

“Achamos que ambos se preparavam para um ataque terrorista durante os atos do Dia de Anzac em Melbourne que tinha como alvo agentes da polícia”, explicou.

As autoridades descreveram os planos terroristas como “inspirados pelo EI”, de acordo com as provas obtidas e nos depoimentos prestados pelo grupo.

“Temos certeza que controlamos a ameaça”, declarou o subcomissário da Polícia de Victoria, Shane Patton, pedindo à população para dar sequência aos preparativos para a festa.

As forças de segurança vigiam de perto cerca de 400 suspeitos de apoiar o EI, enquanto 110 australianos conseguiram sair do país para se unir aos jihadistas que lutam na Síria e no Iraque.

No último dia 12, um grupo de hackers invadiu o site do aeroporto internacional de Hobart, na ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e publicou um texto de apoio ao EI.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.