Polícia confirma 3 mortos e 30 desaparecidos em naufrágio na Colômbia

  • Por EFE
  • 25/06/2017 21h01
Reprodução/ Twitter Embarcação com 150 pessoas naufraga e deixa mortos na Colômbia - Twitter

O diretor da Polícia Nacional da Colômbia, general Jorge Hernando Nieto, confirmou ao jornal El Colombiano que pelo menos três pessoas morreram e cerca de 30 estão desaparecidas depois que a barca de turismo “El Almirante” afundou neste domingo (25) na Represa de Guatapé, a cerca de 80 quilômetros de Medellín, no noroeste da Colômbia.

“Até o momento, temos três pessoas falecidas e um número aproximado de 30 desaparecidos”, disse Nieto, confirmando a informação divulgada inicialmente pela Blu Radio.

O governo de Antioquia, departamento ao qual Guatapé pertence, informou que os dados preliminares indicam que 24 pessoas foram internadas em hospitais da região, sendo que três faleceram, sete receberam alta, uma foi transferida a outra unidade e 13 permanecem em observação.

Segundo o governo, o Posto de Comando Unificado acionado por causa da emergência está consolidando dados, pois “houve um caos inicial, dificultando a verificação dos números”.

O naufrágio do “El Almirante”, que fazia passeios turísticos, aconteceu pouco depois das 14h (horário local, 16h em Brasília).

“Estamos em plena operação. Segundo a empresa (proprietária do barco) 150 pessoas estavam nele. O ‘El Almirante’ não colidiu com contra outro barco, apenas submergiu”, disse a secretária de governo de Antioquia, departamento ao qual Guatapé pertence, Eugenia Ramírez, ao jornal “Victoria”.

Imagens feitas por pessoas que estavam na represa no momento do naufrágio mostram o que a embarcação balança e logo depois começa a afundar. Barcos e lanchas que estavam em perto aceleram na direção do “El Almirante” para tentar ajudar. A barca, de dois andares, estava lotada de turistas.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ordenou o envio da Força Aérea e de organismos de socorro para auxiliar nos trabalhos.

A represa fica em Guatapé, município que oferece várias atividades turísticas e que hoje estava bastante movimentado, já que amanhã é feriado na Colômbia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.