Polícia da Tunísia mata mentor do ataque ao museu Bardo e mais 8 terroristas

  • Por Agencia EFE
  • 29/03/2015 10h50
19 pessoas foram mortas EFE Ataque na Tunísia mata 19

Pelo menos nove membros da organização terrorista Brigada Okba Ibn Nafaa, incluindo o líder do grupo e mentor do ataque ao museu Bardo, Lokman Abou Sakher, morreram em uma operação da Guarda Nacional da Tunísia na madrugada deste domingo, informou à Agência Efe um porta-voz do Ministério do Interior

Os nove terroristas mortos estavam sendo procurados pelas autoridades e constavam nas listas de homens mais perigosos do país. A operação ocorreu na região de Gafsa, no sudoeste da Tunísia, acrescentou o porta-voz, Muhammad Ali Larwi.

A ação ocorreu poucas horas antes de uma manifestação internacional que reunirá hoje na capital tunisiana vários chefes de Estado, primeiros-ministros e outras personalidades.

O Ministério acusou o grupo de ser autor do atentado ao museu do Bardo, que deixou 22 mortos.

Essa organização extremista pertence à Al Qaeda do Magrebe Islâmico (AQMI) e vive refugiada nas montanhas de Chaambi, na fronteira com a Argélia, desde o verão de 2012.

Liderada por Abou Sakher, a Brigada Okba Ibn Nafaa é composta por tunisianos, argelinos e marroquinos. As autoridades atribuem ao grupo pelo menos 60 homicídios de membros das forças de segurança.

Segundo o porta-voz, das 23 pessoas formavam o grupo que organizou o ataque ao museu do Bardo, 80% foram levadas a julgamento na sexta-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.