Polícia descarta terrorismo em caso de homem que atacou sede do PP na Espanha

  • Por Agencia EFE
  • 19/12/2014 10h49

Madri, 19 dez (EFE).- A polícia espanhola descartou qualquer vinculação terrorista no caso do homem detido nesta sexta-feira por jogar um carro carregado com bujões de gás butano contra a sede do governante Partido Popular (PP), no centro de Madri.

O detido, identificado como Daniel Pérez B., de 37 anos, declarou aos policiais que era empresário e que está desesperado após “ter perdido tudo”.

“Com a informação da qual dispomos até agora, não se pode deduzir nenhum tipo de vinculação com organização terrorista alguma”, explicou o diretor-geral da polícia, Ignacio Cosidó, a jornalistas.

Por sua parte, o prefeito de sua cidade, Bronchales, no norte da Espanha, afirmou à Agência Efe que o detido está solteiro, procede de uma família “absolutamente normal” e que não aparentava ter “graves problemas econômicos”, embora ele estivesse desempregado “há alguns anos”.

O homem conseguiu chocar o carro, um Citroën Xantia, contra a entrada da sede do PP, e técnicos especialistas em desativação de explosivos encontraram em seu interior dois bujões de gás butano e vários sacos que continham fertilizante industrial.

Segundo explicaram fontes da investigação, este fertilizante tem componentes que poderiam ser utilizados como explosivo especialmente em contato com combustível.

A polícia isolou a área e estabeleceu um perímetro de segurança. A estação de metrô próxima à sede do PP, na rua Genoa, foi fechada e os trens de diversas linhas não pararam nela.

A secretária-geral do PP, María Dolores de Cospedal, enviou uma mensagem de “tranquilidade” por meio de um comunicado, no qual ressalta que está descartado um atentado terrorista.

Por sua parte, o porta-voz do PP no Congresso dos Deputados, Rafael Hernando, atribuiu a ação a “uma decisão amalucada” de uma pessoa que está “desequilibrada”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.