Polícia prende suposto chefe do tráfico do Complexo do Alemão e mais 25

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2014 13h57

Rio de Janeiro, 18 set (EFE).- A Polícia Civil deteve na manhã desta quinta-feira, durante a operação “Urano”, 26 supostos integrantes do tráfico que operava no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, incluindo Edson Silva de Souza, acusado de ser o chefe da organização que mantinha postos de vendas de drogas na região.

A ação mobilizou 300 policiais, encarregados de cumprir 41 mandados de prisão preventiva. A ordem veio após oito meses de investigações sobre o grupo, acusado de tentar desestabilizar o processo de pacificação no Complexo do Alemão.

Participaram da operação agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Seseg) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.

Segundo um comunicado da Seseg, os envolvidos promoviam uma série de atos de violência, como ataques a postos policiais e incêndios de ônibus. Em uma dessas ações, em 28 de abril, um grupo ateou fogo a um ônibus e outros veículos que estavam estacionados no pátio de uma das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) instalada no Complexo do Alemão.

De acordo com um comunicado do Ministério Público, entre os líderes da organização estavam dois menores de idade que “tinham a função de receber cargas de drogas e oferecer segurança armada nos pontos de venda de drogas, onde reagiam com violência a qualquer atividade policial”.

A operação ocorreu uma semana após o tiroteio que resultou na morte de Uanderson Manoel da Silva, comandante da UPP Nova Brasília, uma das favelas do Complexo do Alemão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.