Policiais são detidos acusados de agredirem manifestante de Hong Kong

  • Por Agencia EFE
  • 26/11/2014 14h29

Hong Kong, 26 nov (EFE).- Sete policiais foram detidos acusados de envolvimento em um caso de violência policial contra o manifestante pró democracia Ken Tsang ocorrido em Hong Kong no final de setembro, informou nesta quarta-feira o jornal local “RTHK”.

O incidente foi gravado em vídeo por uma rede de televisão local, “TVB”, e mostra vários policiais espancando o manifestante durante os fortes choques da madrugada de 28 de setembro, que terminou com 45 detidos.

Na gravação é possível ver os seis agentes levarem o manifestante a uma área afastada da multidão, onde batem e o chutam durante quatro minutos enquanto o jovem está no chão com as mãos amarradas.

Ken Tsang, membro do Partido Cívico, uma das principais formações políticas pró-democracia de Hong Kong, estava entre as centenas de cidadãos que se envolveram em conflitos com a polícia nesse dia.

O secretário de Segurança de Hong Kong, Lai Tung-Kwok, disse na época que os oficiais que espancaram Tsang foram afastados de seus postos, e o Departamento de Polícia anunciou uma investigação.

Hoje, horas depois de a polícia despejar uma das três áreas de protestos na ex-colônia britânica em uma operação que terminou com 148 detenções, mais de uma centena de manifestantes voltaram às ruas do bairro de Mong Kok desafiando as advertências policiais.

Eles pediram em uníssono “queremos sufrágio universal”, e tiveram conflitos isolados com a polícia, que tentou conter a multidão através de cordões de isolamento para evitar que voltem a tomar as ruas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.