Policial que matou negro desarmado nos EUA é solto sob fiança

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2015 00h18

Washington, 30 jul (EFE).- O policial branco de 25 anos Ray Tensing, acusado de ter matado com um tiro na cabeça um homem negro desarmado em Cincinnati (Ohio, EUA), saiu nesta quinta-feira da prisão após pagar 10% da fiança de US$ 1 milhão estabelecida pela juíza.

O Departamento de Polícia do condado de Hamilton informou em seu site que Tensing deixou a prisão às 18h45 (horário local, 19h45 em Brasília) após pagar a parte da fiança, e também explicou que o acusado esteve “sob vigilância para evitar suicídio” durante o tempo que passou atrás das grades.

O advogado de Tensing garantiu em comunicado que “gente de todo o país” se ofereceu através de internet para ajudar a arrecadar o um milhão de dólares de sua fiança.

O jovem ex-policial, cuja próxima audiência foi fixada para o dia 19 de agosto, tinha se declarado horas antes inocente durante seu primeito comparecimento ao tribunal.

Tensing, de 25 anos e ex-policial da Universidade de Cincinnati, se entregou nesta quarta-feira às autoridades após ser acusado formalmente de homicídio pela morte de Samuel Dubose, de 43 anos, a quem parou porque circulava em um veículo sem a placa da frente de seu veículo.

Na audiência, que aconteceu no tribunal do condado de Hamilton, parte do público presente na sala começou a aplaudir após a fiança ser fixada, e a juíza Megan Shanahan teve que fazer um apelo para se manter a ordem.

“Esta é a sala de um tribunal”, ressaltou Shanahan, enquanto Tensing, vestido com uma roupa de presidiário, se limitou a inclinar a cabeça e a fechar os olhos.

Tensing era, até a semana passada (quando aconteceram os fatos), policial da Universidade de Cincinnati, posto do qual foi demitido devido a este incidente, que o próprio agente gravou em vídeo com uma câmera que levava presa ao uniforme.

De fato, a gravação foi crucial para a acusação contra o agente, cuja versão do fato contradisse as imagens. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.