Polônia alerta sobre novo “império” russo e lembra de passividade com Hitler

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2014 10h06

Berlim, 30 ago (EFE).- O presidente polonês, Bronislaw Komorowski, alertou neste sábado sobre o perigo de um novo “império” russo e pediu ao Ocidente que não repita os erros dos anos 30, quando cedeu perante (Adolf) Hitler e perdeu a oportunidade de frear a violência nazista no continente.

Em entrevista à rádio pública alemã, Komorowski pediu ao Ocidente que atue perante a “invasão” russa na Ucrânia e evite a “política do apaziguamento” que foi aplicada pelo governo britânico da época perante o regime nazista na Alemanha.

Segundo sua opinião, uma política de “concessões” não conduz a nada. “Primeiro exigiu a Crimeia, agora avança em outras regiões da Ucrânia e todos se perguntam onde isso vai terminaro”, ressaltou.

Komorowski pediu ao presidente russo, Vladimir Putin, que não pense na ideia de um novo “império russo” e advertiu que o ideal é um continente “democrático”.

Na sua opinião, é necessário aprovar novas sanções contra Moscou, mas também reforçar a presença militar da Otan no lado oriental da Aliança e investir na modernização do armamento, porque “a fraqueza das potenciais vítimas pode encorajar a agressão”

Komorowski fez uma chamada concretamente a Berlim e confiou que os alemães não tenham esquecido “o que significou na Europa o império soviético”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.