Poroshenko condecora Boris Nemtsov com maior honraria ucraniana

  • Por Agencia EFE
  • 03/03/2015 09h29

Kiev, 3 mar (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, condecorou nesta terça-feira postumamente com a Ordem da Liberdade o líder opositor liberal russo Boris Nemtsov, assassinado na sexta-feira passada em pleno centro de Moscou, a poucos metros da Praça Vermelha.

“Para nós, Boris sempre será um patriota da Rússia e um amigo da Ucrânia. Demonstrou com sua vida que isto é compatível, só é preciso desejar”, afirmou Poroshenko após condecorar o líder com a maior honraria que a Ucrânia concede a cidadãos estrangeiros.

Poroshenko, citado pelo site da presidência ucraniana, destacou que Nemtsov lutou tanto pela liberdade da Rússia como da Ucrânia.

“Por nossa e sua liberdade! Esta consigna histórica foi o lema vital de Boris Nemtsov. Por isso decidi o condecorar com a Ordem da Liberdade”, afirmou o presidente ucraniano.

Nemtsov sempre se mostrou contrário à política do Kremlin no país vizinho, tanto na Revolução Laranja, de 2004, como na anexação da península da Crimeia e, mais recentemente, ao criticar o apoio de Moscou aos separatistas pró-Rússia.

A oposição russa tachou o caso de “assassinato político”, o que faria parte de uma campanha lançada pelas autoridades contra os novos inimigos do povo russo: aqueles que se opõem à atuação do Kremlin no conflito ucraniano.

“Nemtsov foi morto pela guerra. A principal versão é que foi assassinado por sua postura antibelicista. Foi assassinado pelos que apoiam a política governista de agressão contra outros povos, incluído o da Ucrânia”, disse à Agência Efe o líder do partido liberal Yabloko, Sergei Mitrokhin.

Milhares de pessoas, muitos deles com flores e velas, compareceram hoje na capela instalada no Centrou Sakharov, em Moscou, para se despedir do político opositor, que será enterrado hoje mesmo em um cemitério da capital russa.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.