Poroshenko deveria convocar referendo sobre entrada na Otan, diz premiê

  • Por Agencia EFE
  • 01/10/2014 12h58

Kiev, 1 out (EFE).- A ex-primeira-ministra da Ucrânia ucraniana Yulia Tymoshenko pediu nesta quarta-feira ao presidente do país, Petro Poroshenko, que convoque um referendo sobre o ingresso do país na Otan.

“Convocar um referendo e mostrar ao mundo que mais de 70% dos ucranianos veem a Ucrânia na Otan é função do presidente”, disse Tymoshenko em entrevista à televisão pública.

Para ela, a entrada na Aliança Atlântica é a única forma de garantir a “segurança estratégica da Ucrânia” diante da ameaça russa.

“Quando se trata da segurança estratégica dos países do espaço pós-soviético que não querem ser vítimas da União Aduaneira (liderada pela Rússia), só se pode falar de um sistema de segurança, o sistema da Otan”, reforçou.

Ela afirmou ter defendido duas vezes nos últimos meses a realização de uma consulta sobre a entrada na Otan, a primeira coincidindo com as eleições presidenciais, de maio, e a segunda quando foram convocadas as legislativas, que acontecem no fim de outubro.

No final de agosto, a Ucrânia anunciou sua intenção de renunciar à sua política de neutralidade, em um claro desafio à Rússia.

A Otan decidiu na cúpula de Bucareste, em abril de 2008, abrir a porta à Ucrânia, mas o então presidente, Viktor Yanukovich, incluiu em 2010 na Constituição o não alinhamento de seu país em blocos militares, sejam ocidentais ou orientais.

O ex-secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, substituído hoje por Jens Stoltenberg, anunciou em agosto durante sua última visita à Ucrânia a decisão da Aliança de reforçar a cooperação militar com este país em meio dos combates entre Kiev e as milícias pró-russas do leste ucraniano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.