Poroshenko garante que responsáveis por queda do voo MH-17 serão punidos

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2015 07h26

Kiev, 17 jul (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, garantiu nesta sexta-feira que os responsáveis pela queda do voo MH-17 da Malaysia Airlines há um ano no leste do país, com 298 passageiros a bordo, serão punidos.

“Há um ano juramos que os culpados serão castigados. Não foram palavras em vão. Os assassinos devem saber que o castigo é inevitável”, disse o presidente em um vídeo publicado em seu site.

Poroshenko afirmou que a obrigação moral da Ucrânia é garantir que os responsáveis recebam “seu merecido castigo”.

“Infelizmente, esse avião civil com 298 pessoas a bordo foi alvo de um impiedoso ataque terrorista lançado de um território do leste da Ucrânia ocupado por guerrilheiros apoiados pela Rússia. Esse crime representa uma ameaça para toda a comunidade internacional. Um ato de semelhante crueldade não pode ser perdoado”, completou.

O presidente ucraniano acusou a Rússia de fornecer o “armamento altamente tecnológico” que derrubou o avião às milícias separatistas que atuam no leste do país.

Poroshenko lembrou que a Ucrânia, junto com Austrália, Bélgica, Malásia e Holanda, pediu ao Conselho de Segurança da ONU a criação de um tribunal internacional para julgar os responsáveis pela queda do Boeing 777 da Malaysia Airlines.

“Como durante todo o último ano, a Ucrânia está disposta a fornecer todas as informações e ajuda necessárias para levar os culpados à Justiça”, concluiu.

O voo MH-17 da companhia aérea malaia, que cumpria a rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur, foi derrubado no dia 17 de julho de 2014, aparentemente por um míssil terra-ar, conforme a versão preliminar apresentada pela comissão que investiga a tragédia na Holanda. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.