Poroshenko vai a Bruxelas pedir a UE novas sanções contra a Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2014 04h44

Kiev, 30 ago (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, viajou neste sábado para Bruxelas para pedir à União Europeia (UE) a adoção de novas sanções contra a Rússia por causa do envio de tropas em território ucraniano.

Poroshenko pedirá “ações mais decididas da UE em apoio à Ucrânia, em particular a introdução de novas sanções contra a Rússia”, afirmou Valeri Chali, subchefe da administração presidencial ucraniana.

Poroshenko exporá para os líderes europeus durante a cúpula da UE a situação no leste do país, cenário de combates entre forças governamentais e rebeldes pró-Rússia há quase quatro meses.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disseram esta semana que Washington e Bruxelas considerarão “mais sanções” contra a Rússia por causa dos movimentos de tropas russas em território ucraniano.

Poroshenko denunciou na quinta-feira a incursão de tropas regulares russas no leste da Ucrânia para reforçar as fileiras das milícias rebeldes em uma tentativa de abrir uma terceira frente no litoral do Mar Negro.

Por esse motivo, o líder ucraniano cancelou sua visita à Turquia e pediu a convocação de uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU, onde denunciou uma “invasão russa”.

Enquanto isso o embaixador russo na UE, Vladimir Chizhov, descartou que a união puna de novo Moscou por seu papel no conflito ucraniano.

“O que esperam? Sanções contra a Rússia e promessas de ajuda militar da Otan e dos países ocidentais. Considero esses cálculos são infundados”, disse em entrevista à televisão russa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.