Presidente da Colômbia cancela viagem a Portugal devido a atentado em Bogotá

  • Por Agência EFE
  • 18/06/2017 16h16 - Atualizado em 29/06/2017 00h42
EFE Atentado em shopping deixou três morta e nove feridos na Colômbia

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, cancelou neste domingo a viagem que faria a Portugal para ficar à frente da investigação sobre o atentado terrorista em um shopping de Bogotá que matou três mulheres, entre elas uma francesa, e deixou nove feridos.

“Tomei a decisão de cancelar minha viagem a Lisboa para estar à frente dessas investigações nestes três dias cruciais”, disse o governante em um proncunciamento à nação após o término de um conselho de ministros que analisou a situação.

Santos, no entanto manteve a visita de Estado à França marcada para a mesma semana. Ele também lembrou que “Portugal está passando por um momento muito difícil”, em referência ao grande incêndio no município de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, no centro do país.

“Queria enviar minha solidariedade e as minhas condolências ao povo de Portugal, que foi afetado por esta tragédia sem precedentes”, expressou Santos, que mandou “uma saudação muito especial ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa e a seu premiê, António Costa”.

Santos viajaria amanhã a Lisboa para se reunir no dia seguinte com ambos. Ele ainda visitaria a Universidade Nova de Lisboa para receber um título de Doutorado Honoris Causa e assistiria à Assembleia da República Portuguesa.

Já sobre a ida à França, Santos confirmou que se reunirá com o presidente do país, Emmanuel Macron.

“Vamos fazer um trabalho muito intensivo na agenda de cooperação que inclui, certamente, a luta contra o terrorismo”, disse.

Hoje de manhã, Santos enviou condolências a Macron pela morte da francesa Julie Huynh, de 23 anos, no atentado terrorista no shopping Andino, em Bogotá.

“Presidente Emmanuel Macron, lamentamos a morte de sua compatriota no atentado em Bogotá. Isto nos conclama a nos unir e enfrentar o terrorismo no mundo”, escreveu o presidente colombiano no Twitter.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.