Presidente do Cazaquistão chega a Kiev para se oferecer para mediar conflito

  • Por Agencia EFE
  • 22/12/2014 07h46

Kiev, 22 dez (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, chegou nesta segunda-feira a Kiev para se oferecer ao papel de mediador entre Rússia e Ucrânia com o objetivo de tirar do ponto morto o processo de regulação da crise ucraniana.

“Considero que a tarefa de todos é parar esta guerra, fortalecer a independência da própria Ucrânia, reconhecer a integridade territorial da Ucrânia, o que também declaram os dirigentes russos, e sentar para negociar”, disse ontem à noite Nazarbayev em entrevista à televisão cazaque.

O presidente cazaque ressaltou que seu país tem as mesmas relações com a Rússia e com a Ucrânia. “Não há conflito de interesses e eu sou, como se diz, um administrador honesto, neutro, que não apoia nenhuma das partes e que pode fazer contribuir ao processo de solução” do conflito.

Segundo ele será necessário “muito dinheiro” para reconstruir as regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk, palco do conflito armado entre os separatistas pró-Rússia e as forças do governo ucraniano, que já deixou cerca de cinco mil mortos entre combatentes e civis.

“O leste ucraniano está destroçado, ali estão as principais indústrias da Ucrânia, as minas, as metalúrgicas, as fábricas de máquinas ferramenta. Grande parte da economia da Ucrânia está paralisada”, disse Nazarbayev. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.