Preso na Operação Lava Jato, Dirceu chega à carceragem da PF em Curitiba

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2015 20h18

Brasília, 4 ago (EFE).- O ex-ministro José Dirceu chegou no fim da tarde desta terça-feira à carceragem da Polícia Federal em Curitiba, um dia após ter sido detido em Brasília, na 17ª fase da Operação Lava Jato, para responder por suposta responsabilidade no escândalo de corrupção na Petrobras.

Dirceu é acusado de ter recebido propina de fornecedores da estatal. Ele já cumpria pena de 11 anos e dez meses, que lhe foi imposta por envolvimento no mensalão.

O político, de 69 anos, passou um ano detido, mas obteve do Supremo Tribunal Federal (STF) o benefício de prisão domiciliar e cumpria a condenação em sua residência em Brasília.

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos do caso em primeira instância, considerou que o ex-ministro não podia manter o benefício, não só porque a investigação aponta que ele também está envolvido nesse assunto, mas porque suspeita que recebia propina da rede de corrupção na Petrobras ainda estando sob detenção.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), parte do dinheiro desviado da petrolífera era entregue a Dirceu através da empresa de consultoria jurídica JD, de sua propriedade, que era “contratada” para operações “de fachada” por empresas privadas envolvidas no caso de corrupção na Petrobras. EFE

ed/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.