Primárias em Arizona, Flórida, Oklahoma e Vermont são definidas sem surpresas

  • Por Agencia EFE
  • 27/08/2014 04h42

Washington, 27 ago (EFE).- As primárias realizadas nesta terça-feira nos estados do Arizona, da Flórida, de Oklahoma e de Vermont para as eleições legislativas nos Estados Unidos que acontecem em 4 de novembro cumpriram o roteiro das previsões e terminaram sem grandes surpresas.

O ex-tesoureiro do Arizona, Doug Ducey, que contou em sua campanha com o apoio da atual governadora Jan Brewer, conquistou a vaga do partido republicano para o governo do estado sulista, onde a questão migratória é decisiva e há meio milhão de eleitores latinos.

Ducey obteve 37% dos votos, seguido de perto pelo ex-prefeito da cidade de Mesa, Scott Smith, com 23%, após uma campanha marcada pelo tema da segurança na fronteira com o México.

O republicano Ducey disputará as eleições de novembro com Fred Duval, o único candidato democrata ao governo.

A escolha do candidato republicano foi o que centrou a atenção devido as repercussões políticas que poderia ter para o futuro do Arizona, um estado tradicionalmente conservador.

Na Flórida, outro estado-chave para o eleitorado latino, a eleição transcorreu com a tranquilidade esperada: o republicano Rick Scott e o democrata Charlie Crist concorrerão em novembro ao governo.

O democrata Crist, que já foi governador da Flórida como representante republicano, teve 74% dos votos contra 26% de sua rival, a ex-senadora Nan Rich, de 72 anos, em uma jornada marcada pela baixa participação.

Nas fileiras republicanas a vitória do atual governador, Rick Scott, foi ainda mais esmagadora, com 88% dos votos. Sua principal adversária, Elizabeth Cuevas-Neunder, conseguiu apenas 10% dos votos.

Tanto Scott como Crist eram os dois grandes favoritos na disputar ao governo da Flórida, onde estão inscritos quase 12 milhões de hispânicos, 15% do total.

Crist, de 58 anos, foi governador republicano entre 2007 e 2011, feito com que não o impediu de assumir a candidatura democrata.

Se for eleito em novembro Crist se transformaria no primeiro político da Flórida que governa o Estado como representante de partidos diferentes.

Crist abandonou o Partido Republicano ao comprovar que sua popularidade entre os conservadores caía continuamente.

Vermont também celebrou suas primárias na terça-feira. O republicano Scott Milne, que contava com o apoio de pesos pesados de seu partido no estado, venceu com 84,6% dos votos e enfrentará o governador democrata Peter Shumlin, que se apresenta para o terceiro mandato.

Em Oklahoma os democratas elegeram sua candidata para o Senado em um desempate vencido pela senadora estadual Connie Johnson, melhor posicionada nas pesquisas que seu rival, Jim Rogers, indicado outras três vezes sem sucesso.

Em novembro, além de escolher aos governadores dos estados, um terço do Senados será renovado (33 de 100 cadeiras), onde o Partido Democrata luta para manter a maioria, e todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes, onde todas as previsões apontam para a continuidade do domínio republicano.

Para a Administração Obama é vital conservar o controle do Senado em um Congresso que nunca tinha estado tão polarizado e com uma Câmara dos Representantes na qual os republicanos derrubam ou obstruem sistematicamente as grandes propostas democratas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.