Primeiro cruzeiro dos EUA com destino a Cuba em 50 anos inicia viagem

  • Por Estadão Conteúdo
  • 02/05/2016 10h29
EFE Barack Obama

O primeiro navio de cruzeiro partindo dos EUA com destino a Cuba partiu de Miami, na tarde de domingo, pela primeira vez em 50 anos. O navio, da companhia Carnival, partiu com 704 passageiros e passará por vários portos de Cuba em uma viagem de sete dias, começando pela capital da ilha, Havana, onde atracará na manhã desta segunda-feira (2).

A viagem ocorre depois que Cuba afrouxou sua política de sanção às pessoas de origem cubana que cheguam ao país por via marítima, uma regra que ameaçou parar os cruzei0ros. A maior parte dos passageiros nasceram no páis comunista.

A volta dos navios de cruzeiro para Cuba é um elemento importante para a administração do presidente dos EUA, Barack Obama, que pretende aumentar o turismo à ilha caribenha após a decisão de 17 de dezembro de 2014, que restabeleceu as relações diplomáticas entre cubanos e norte-americanos, além de avançar em direção à normalização das suas relações institucionais. Até então, a viagem por navio turístico mais recente havia sido feita em 1978.

Quando foi anunciada pela primeira vez os roteiros, a Carnival disse que iria barrar passageiros de origem cubana devido à política do governo de Fidel Castro. Mas a comunidade cubano-americana radicada na Flórida reclamou e entrou com uma ação de discriminação em resposta. Depois disso, a empresa disse que só iria navegar para Cuba se a política mudasse, o que levou Havana a permitir a entrada de cubanos no último dia 22 de abril. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.