Primeiro dia de Trump tem reuniões com Congresso, empresários e sindicatos

  • Por Estadão Conteúdo
  • 23/01/2017 09h34
PO01. WASHINGTON (EE.UU.), 17/01/2017.- El presidente electo de EE.UU. Donald Trump habla hoy, martes 17 de enero de 2017, durante la Chairman's Global Dinner en el auditorio Andrew W. Mellon, en Washington (EE.UU.). El evento es una oportunidad para que Trump se presente a sí mismo y a los miembros de su gabinete ante diplomáticos extranjeros EFE/KEVIN DIETSCH / POOL KEVIN DIET / POOL/EFE Donald Trump - EFE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem uma agenda recheada de reuniões nesta segunda-feira, seu primeiro dia na Casa Branca. 

O republicano toma café da manhã com líderes empresariais na primeira parte do dia, depois se reúne com líderes sindicais e trabalhadores durante a tarde. À noite, ele recebe congressistas para discutir as mudanças no serviço de saúde pública norte-americano, entre eles o presidente da Câmara, Paul Ryan.

Os encontros sugerem que o novo presidente quer se manter aberto a sugestões e acontecem após um final de semana tumultuado, em que ele foi alvo de protestos massivos em Washington e outras cidades do país e voltou a criticar a imprensa por relatar corretamente o número de presentes em sua cerimônia de posse.

Trump também conversou com primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e combinou uma visita à Casa Branca no início de fevereiro. O premiê israelense afirmou que deseja forjar uma “visão comum” com o republicano, que pode incluir o apoio a novos assentamentos e uma política mais dur contra o Irã.

A Casa Branca também anunciou encontros para os próximos dias com os primeiros-ministros do Reino Unido e Canadá, Theresa May e Justin Trudeau, bem como o presidente do México, Enrique Pena Nieto. Um dos objetivos declarados do novo governo é iniciar a renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), bem como discutir assuntos como imigração e segurança na fronteira.

Reince Priebus, chefe da gabinete da Casa Branca, afirmou no domingo à Fox News Sunday que o presidente vai gastar sua primeira semana no governo desfazendo parte das medidas implementadas por seu predecessor, Barack Obama, bem como assinar decretos presidenciais sobre imigração e comércio. Alguns deles podem acontecer já nesta semana.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.