Primeiro-ministro nepalês avisa que chegada das chuvas piorará crise

  • Por EFE
  • 03/05/2015 09h53
O tremor foi registrado a 81 quilômetros do noroeste de Katmandu EFE Terremoto sacode Nepal e deixa danos; veja imagens

O primeiro-ministro nepalês, Sushil Koirala, avisou neste domingo em Katmandu que a crise no Nepal após o terremoto pode piorar consideravelmente se os desabrigados não receberem a ajuda que necessitam antes da chegada das chuvas da monção.

“O primeiro-ministro assegurou que os problemas das vítimas (do terremoto) piorarão se não forem resolvidos antes da chegada da monção”, que está prevista para junho, afirmou um porta-voz de Koirala ao jornal local “Himalayan Times”.

Koirala fez essas declarações durante uma reunião com representantes do Programa Mundial de Alimentos (PMA), na qual assegurou que nunca tinha imaginado que um terremoto de tal magnitude, 7,8 graus, poderia chegar assolar o Nepal.

Além disso, pediu à comunidade internacional com urgência tendas de campanha, comida desidratada, equipes de purificação de água e remédios para as vítimas.

O PMA enviou alimentos a cerca de 80 mil desabrigados pelo terremoto, segundo o jornal.

O primeiro-ministro nepalês reconheceu na segunda-feira que as operações de busca, resgate e ajuda não tinham sido efetivas a princípio devido ao corte das comunicações e a falta de preparação das equipes de emergência.

O terremoto do dia 25 devastou vários distritos do Vale de Katmandu e setores da capital nepalês deixando até o momento mais de 7 mil mortos e 14 mil feridos.

De acordo com a ONU, o terremoto destruiu cerca de 160 mil casas e deixou outras 143 mil danificadas no Nepal e reivindicou de maneira urgente US$ 415 milhões de dólares para fazer frente à crise humanitária vivida no país do Himalaia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.