Príncipe William se despede da China com visita a reserva de elefantes

  • Por Agencia EFE
  • 04/03/2015 08h49

Pequim, 4 mar (EFE).- O príncipe William visitou nesta quarta-feira uma reserva de elefantes na província de Yunnan, última parada de sua viagem para a China, e expressou seu apoio à preservação da espécie e do meio ambiente.

O duque de Cambridge percorreu as instalações da reserva, localizada em Xishuangbanna, próxima à fronteira com Mianmar, e chegou a alimentar com cenouras a um dos elefantes, Ran Ran, uma fêmea de 13 anos que vive no local desde 2005.

Em Yunnan, região tropical que também faz fronteira com o Laos, o governo chinês tem vários projetos de conservação de elefantes. Cerca de 250 exemplares selvagens vivem na zona.

O segundo herdeiro ao trono britânico, que preside várias organizações beneficentes e se opõe ao mercado ilegal de marfim, falou com alguns moradores locais sobre como se adaptam em viver tão perto de elefantes selvagens.

Dois dias antes, em Pequim, esteve com o presidente da China, Xi Jinping, com quem conversou sobre a preservação da espécie. Na semana passada, as autoridades chinesas proibiram a importação de produtos de marfim durante um ano.

A medida foi estabelecida após várias organizações denunciarem que o consumo deste produto na China está acabando com a população de elefantes na África.

A visita do príncipe foi a primeira em quase três décadas de um membro da família real britânica à China.

Durante a viagem, William buscou promover as relações culturais e empresariais bilaterais, e expressou seu apoio a iniciativas de vários tipos, desde uma campanha contra o contrabando de marfim a um projeto por meio do qual ex-jogadores de futebol britânicos treinam crianças chinesas.

Além disso, a visita serviu para melhorar a relação entre ambos os países, depois das tensões devido aos protestos pró-democracia na ex-colônia britânica de Hong Kong no final do ano passado, e a declaração de apoio do príncipe Charles ao Dalai Lama, a quem Pequim não reconhece. EFE

pav/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.