Pró-russos asseguram que recuaram 250 peças de armamento pesado

  • Por Agencia EFE
  • 27/02/2015 07h49

Donetsk (Ucrânia), 27 fev (EFE).- O comando das milícias pró-russas da região de Donetsk assegurou nesta sexta-feira que retirou 250 peças de armamento pesado da linha de separação de forças, em cumprimento dos acordos de Minsk para o fim do conflito no leste da Ucrânia.

“Nós recuamos 250 unidades de armamento pesado, enquanto a Ucrânia, só 24”, disse à imprensa o subchefe das milícias da autoproclamada República Popular de Donetsk, Eduard Basurin.

Ele acrescentou que pedirá à missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce) que comunique à parte ucraniana que as milícias retiram o armamento pesado.

Basurin disse que durante a jornada de hoje as milícias devem afastar outras 16 peças da linha de separação de forças.

Segundo a agência russa “Interfax”, as milícias retiraram hoje quatro plataformas de lançamento de mísseis de bocas múltiplas.

No entanto, o número dois das milícias advertiu que o armamento pesado permanecerá nos setores da frente onde existe a ameaça de que os combates sejam retomados, em particular na região do aeroporto de Donetsk.

“Ali, nas últimas 24 horas houve cerca de 20 tiroteios”, explicou Basurin.

O alto comando ucraniano anunciou ontem o início da retirada de seu armamento pesado.

Segundo os acordos de Minsk, após o estabelecimento do cessar-fogo as partes em conflito deve retirar seu armamento pesado da linha de separação de forças, a fim de criar ao longo dela uma faixa livre de artilharia de pelo menos 50 quilômetros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.