Procurador-geral dos EUA se reúne com estudantes e lideres civis em Ferguson

  • Por Agencia EFE
  • 20/08/2014 18h03

Washington, 20 ago (EFE).- O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, viajou nesta quarta-feira a Ferguson, no estado do Missouri, para se reunir com líderes comunitários, agentes do FBI e funcionários do Departamento de Justiça enviados para investigar a morte do jovem negro Michael Brown, que foi assassinado pelos disparos de um policial.

Holder chegou a Ferguson, após uma noite na qual os enfrentamentos com a polícia, que vêm se repetindo há mais de uma semana, terminaram com 47 prisões.

O procurador-geral teve um encontro com estudantes na escola universitária Florissant Valley Community College em Ferguson, antes de se reunir com líderes da sociedade civil.

Entre o grupo de estudantes se encontrava Molyrik Welch, de 27 anos, cujo irmão morreu em um incidente com a polícia de Ferguson em 2011.

Welch contou que Jason Moore, de 31 anos, morreu de ataque cardíaco depois que dois agentes supostamente atiraram contra ele com uma arma de eletrochoque.

Holder “prometeu que as coisas vão mudar”, garantiu o estudante.

Bro Ehsan, um estudante de Direito de 25 anos, disse que a morte de Brown e os distúrbios que ocorreram em seguida foram uma “experiência triste”.

“Queremos ser parte desta mudança”, disse Ehsan, “este é o tipo de coisa que não deveria acontecer aqui”.

Está previsto que Holder se reúna também com os investigadores da Polícia Federal (FBI) enviados a Ferguson e com os promotores da Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça e do Escritório do Procurador-geral, encarregados de garantir que o procedimento legal será seguido nas averiguações do caso.

O escritório do condado de Saint Louis apresentará as evidências recolhidas sobre o incidente para um júri de investigação, que decidirá se existe um caso contra o policial Darren Wilson.

A apresentação das provas ao júri pode levar até outubro, segundo o promotor do condado Bob McCulloch, que foi criticado por alguns ativistas que questionaram sua imparcialidade em casos com conotações raciais no passado.

Mais de dez manifestantes se reuniram hoje em frente ao seu escritório para pedir que o mesmo seja retirado do caso e solicitar a prisão imediata do policial envolvido na morte de Brown.

O agente, de 28 anos, foi afastado temporariamente do corpo de polícia.

Antes de sua viagem, Holder pediu em um editorial do jornal local “St. Louis Post-Dispatch” o fim da violência e prometeu uma investigação “completa, justa e independente”.

“Entendemos a necessidade de uma investigação independente e esperamos que a independência e a meticulosidade de nossa investigação acalmem as tensões em Ferguson. Mas para começar o processo de reconciliação necessitamos ver primeiro o fim dos atos de violência nas ruas”, considerou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.