Protesto anti-islâmico termina sem incidentes nos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 30/05/2015 04h43

Washington, 29 mai (EFE).- Mais de 200 pessoas, algumas delas portando armas de fogo, se reuniram nesta sexta-feira em frente a uma mesquita na cidade de Phoenix (Arizona), nos Estados Unidos, em protesto pela “violência” do islã, enquanto outra multidão apareceu para “resistir”, o que levou a momentos de tensão, mas sem nenhum incidente.

Os manifestantes anti-islã levaram cartazes com caricaturas do profeta Maomé, vestiam camisas com ofensas ao islã e entoaram cânticos que relacionavam a religião islâmica com a violência.

Um cordão policial foi montado para separá-los de outro grupo com cerca de 200 pessoas que levaram cartazes com mensagens como “ame seu vizinho” e “tenho vergonha da intolerância” para contrapor a manifestação.

O episódio aconteceu em frente à maior mesquita de Phoenix, que era frequentada por Elton Simpson e Nadir Soofi, os dois autores do ataque contra a exposição de caricaturas de Maomé em maio, em Garland (Texas), quando ambos morreram por disparos da polícia.

A manifestação anti-islâmica foi convocada para o mesmo horário em que estava prevista a oração do fim de tarde na mesquita.

Jon Ritzheimer, organizador do protesto, disse à emissora de TV “CNN” que o objetivo era se manifestar contra “o islã e a violência dos militantes radicais por causa das caricaturas de Maomé”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.