Protesto contra ofensiva em Gaza reúne milhares de pessoas em Londres

  • Por Agencia EFE
  • 26/07/2014 13h43

Londres, 26 jul (EFE).- Milhares de pessoas protestaram neste sábado, no centro de Londres, contra a ofensiva israelense que matou mais de mil de palestinos, em sua maioria civis, na Faixa de Gaza.

Os manifestantes se reuniram na frente da embaixada de Israel, no oeste da capital britânica, e de lá seguiram pacificamente em passeata até a praça do parlamento, onde fica o edifício-sede das Câmaras dos Comuns e dos Lordes.

Os manifestantes, entre eles famílias com bandeiras palestinas, gritaram palavras de ordem e exibiram cartazes com dizeres como “Parem o massacre, libertação da Palestina” e “Gaza, não chore, não te deixaremos morrer”.

O Ministério da Saúde de Gaza informou hoje que o número de mortos na Faixa chegou a 1.030 após a retirada de 130 corpos que estavam sob escombros de centenas de casas e prédios destruídos na ofensiva israelense denominada “Limite Protetor”.

Os intensos e constantes ataques por terra, mar e ar do exército israelense não tinham permitido até o momento a ambulâncias e médicos se aproximarem de algumas áreas de Gaza que foram mais atingidas.

O movimento islamita Hamas e Israel pactuaram ontem à noite um cessar-fogo de 12 horas a partir das 8h locais (2h de Brasília). Os serviços de emergência estão usando essa paralisação dos combates para atender e resgatar vítimas, enquanto a população se abastece de mantimentos, e os esforços diplomáticos para abrir espaço para o diálogo continuam. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.