Protesto islamita no Cairo deixa um manifestante morto

  • Por Agencia EFE
  • 28/11/2014 11h30

Cairo, 28 nov (EFE). – Um manifestante morreu nesta sexta-feira em enfrentamentos com as forças de segurança em um protesto islamita no bairro de Matariya, no leste do Cairo, disse à Agência Efe uma fonte do Ministério do Interior.

A fonte não deu detalhes sobre a morte do manifestante, que foi confirmada pelo ilegalizado Partido Liberdade e Justiça, braço político da Irmandade Muçulmana, através que seu perfil no Facebook.

Por sua vez, o exército confirmou em comunicado publicado pela agência oficial de notícias, “Mena”, a morte de um coronel atingido por disparos de homens armados que viajavam em um carro sem placa no leste da capital egípcia. Segundo as Forças Armadas, o mesmo ataque deixou dois soldados feridos.

Em princípio, uma fonte de segurança disse à Agência Efe que as três vítimas morreram, além de outro coronel após serem atingidos por homens armados na província de Qaliubiya, ao norte do Cairo. O exército não deu informação sobre o ocorrido.

As manifestações islamitas foram convocadas pela Frente Salafista, um agrupamento de vários missionários e pequenos grupos islamitas, para “içar a bandeira da identidade islâmica no Egito, rejeitar a dominação estrangeira e derrubar o governo dos militares”.

O grupo adota uma ideologia radical e luta para aplicar de forma rigorosa a “sharia” (lei islâmica), embora não defenda abertamente o uso da violência para conseguir este fim. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.