Putin: “Rússia sairá da crise em 2 anos no pior dos casos”

  • Por Agencia EFE
  • 18/12/2014 08h48

Moscou, 18 dez (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou nesta quinta-feira que em dois anos, no pior dos casos, a economia russa sairá da atual crise econômica, que atribuiu fundamentalmente a fatores externos como a forte queda do preço do petróleo.

“Nossa economia sairá de sua situação atual. Quanto tempo levará? Nas circunstâncias mais desfavoráveis, acredito, dois anos”, disse Putin durante entrevista coletiva anual para centenas de jornalistas russos e estrangeiros.

O chefe do Kremlin assegurou que a saída da crise e posterior crescimento da economia russa são “inevitáveis” e poderiam acontecer inclusive antes de dois anos.

Ele argumentou que embora o ritmo de crescimento da economia desacelere, este continua e “com toda segurança se manterá”.

“A conjuntura econômica mudará e com o crescimento da economia mundial recursos energéticos adicionais serão requeridos”, disse Putin, que ao mesmo tempo não descartou a possibilidade de que o preço do petróleo continue caindo.

Putin atribuiu a queda do valor do rublo e da bolsa russa a fatores externos, em particular a queda do preço do petróleo, mas reconheceu também que a Rússia não deu os passos necessários para “diversificar sua economia”, altamente dependente das exportações de hidrocarbonetos.

O presidente russo assinalou que as recentes medidas adotadas pelo Governo e pelo Banco Central da Rússia para estabilizar a situação no mercado foram adequadas, mas opinou que algumas ações poderiam ter sido adotadas com mais rapidez.

“Tudo foi feito corretamente, mas poderia ter sido dado meio passo à frente”, disse Putin, defendendo a presidente do Banco Central, Elvira Nabiulina, ao assinalar que o órgão emissor “não é o único responsável pela situação econômica do país”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.