Pyongyang adverte Seul e Washington sobre suas manobras desta semana

  • Por EFE
  • 20/08/2017 15h21
EFE/RODONG SINMUN Ditador Kim Jong-un em reunião do partido único norte-coreana

A Coreia do Norte criticou neste domingo os exercícios militares que iniciam esta segunda-feira Coreia do Sul e Estados Unidos e advertiu que estas manobras são como “jogar gasolina no fogo “perante o atual ambiente de tensão na peninsula coreana.

Em um editorial do “Rodong Sinmun”, o diário oficial do partido único norte-coreano, o regime adverte que “o exercício conjunto é a mostra mais explícita de hostilidade contra nós, e ninguém pode garantir que o exercício não acabe se tornando em um combate real”.

“Se os Estados Unidos fantasiam com a ideia de que uma guerra na península se situaria no âmbito de um país distante ao outro lado do Pacífico, está mais errado do que nunca”, acrescenta o texto em referência aos mísseis balísticos de alcance intercontinental que o Exército norte-coreano testou com sucesso no mês passado.

Seul e Washington iniciam na segunda-feira em território sul-coreano os exercícios anuais Ulchi Freedom Guardian, que incluem a maior simulação computadorizada do mundo e que representam o desdobramento de dezenas de milhares de soldados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.