Quatro imigrantes morrem afogados em tentativa de nadar do Marrocos até Ceuta

  • Por Agencia EFE
  • 02/08/2015 13h16

Rabat, 2 ago (EFE).- Quatro imigrantes ilegais morreram afogados neste domingo enquanto tentavam chegar a nado do litoral de Marrocos até a cidade espanhola de Ceuta, pelas costas marroquinas próximas, informou o Ministério do Interior marroquino em comunicado.

Os corpos, de nacionalidade não divulgada, foram achados por uma patrulha da Marinha marroquina nos arredores de Belyunech, na fronteira de Ceuta. Três companheiros dos quatro puderam ser resgatados com vida pela mesma patrulha da Marinha.

Ainda não se sabe se os sete imigrantes nadaram desde a costa marroquina ou se eram náufragos de uma balsa, já que nos verões o tráfico de pessoas aumenta no litoral próximo a Gibraltar.

Apesar do processo de regularização aberto por Marrocos em 2014 e que permitiu a legalização de quase 30 mil pessoas, um número considerável de pessoas o desprezaram e preferiram permanecer escondidos nas florestas próximas a Ceuta e Melilla para tentar chegar às cidades espanholas.

Os arredores de Melilla foram desalojados de imigrantes ilegais no começo do ano pela polícia marroquina, mas não os de Ceuta, onde são visíveis nas estradas vizinhas, onde costumam pedir esmolas. EFE

fjo/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.