Queda de helicóptero durante operação mata 16 policiais na Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2015 19h37

(Atualiza número de vítimas e acrescenta declarações do ministro da Defesa da Colômbia).

Bogotá, 4 ago (EFE).- Pelo menos 16 policiais colombianos morreram e outros 2 ficaram feridos nesta terça-feira devido à queda de um helicóptero que participava de uma operação contra a quadrilha narcotraficante Clã Úsuga, no noroeste do país, informaram fontes oficiais.

A aeronave, tipo Blackhawk, viajava entre as cidades de Carepa e Chigorodó e caiu na região de Urabá após se chocar contra uma encosta, provavelmente devido às condições meteorológicas adversas, explicou o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas, em entrevista coletiva.

“Estamos em plena investigação e o mais provável é que o helicóptero tenha colidido contra uma ladeira a 180 km/h. É possível que isso tenha ocorrido por causa da baixa neblina, porque ele estava absolutamente destruído”, explicou Villegas.

O ministro afirmou que helicóptero que caiu estava acompanhado por outros dois que participavam da operação. As outras aeronaves não ouviram tiros antes da queda, praticamente descartando a possibilidade de um ataque do Clã Úsuga.

“Se o helicóptero tivesse atirado de volta porque foi atacado, os outros dois teriam detectado. No entanto, os técnicos estão fazendo uma minuciosa inspeção dos destroços para determinar se isso ocorreu”, completou o ministro, pedindo para que não sejam feitas especulações sobre os motivos da queda.

A declaração foi uma resposta ao ex-presidente Álvaro Uribe e ao senador Alfredo Rangel, ambos do partido Centro Democrático, que disseram nas redes sociais que o helicóptero teria sido derrubado.

Os agentes faziam parte do comando da selva da polícia, uma equipe de elite especializada em operações nesse tipo de região. Entre os mortos estão três oficiais e 13 suboficiais.

A polícia está há meses realizando várias operações contra o Clã Úsuga, o maior grupo criminoso do país, criado após a desmobilização da organização paramilitar Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).

O principal reduto do Clã Úsuga fica na região de Urabá, onde caiu o helicóptero com os policiais colombianos.

Segundo a imprensa local, a operação tinha como objetivo prender o líder do clã, Dairo Antonio Úsuga, mais conhecido como “Otoniel”.

No último sábado, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que o Clã Úsuga será eliminado pelas autoridades e terá o mesmo destino que outros, como o cartel de Medellín, liderado por Pablo Escobar.

O comandante da polícia, general Rodolfo Palomino, expressou condolências através do Twitter.

“Com profunda dor, quero informar que 15 irmãos policiais morreram enquanto viajavam em um helicóptero em Urabá”, disse Palomino na mensagem divulgada pela rede social. EFE

gdl/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.