Rajoy aceita proposta do rei para tentar reeleição ao governo da Espanha

  • Por Agência EFE
  • 25/10/2016 13h56

Mariano Rajoy EFE Mariano Rajoy da Espanha - EFE

O presidente do governo interino da Espanha, Mariano Rajoy, aceitou nesta terça-feira a proposta do rei Felipe VI de tentar a reeleição nos próximos dias, após comprovar que dispõe do apoio necessário para consegui-la.

Rajoy compareceu diante dos veículos de imprensa após se reunir com o rei, que fechou com ele dois dias de encontros com líderes políticos para propor um candidato à chefia do Executivo.

O líder do Partido Popular (PP, centro-direita) já havia tentado, sem sucesso, ser reeleito no debate que aconteceu entre 30 de agosto e 2 de setembro, mas agora não conta apenas com o apoio dos liberais do Ciudadanos, mas também com a abstenção do Partido Socialista e Operário da Espanha (PSOE), o que permitirá que ele siga à frente do Executivo.

Rajoy agradeceu ao PSOE sua decisão de optar pela abstenção, uma posição que lhe parece “razoável e responsável”.

“É louvável que esse entendimento seja possível, mesmo que de forma limitada”, destacou o líder conservador, que terá que governar em minoria.

“Tenho a obrigação de governar, necessito de apoio e terei que ganhá-lo”, disse o líder do PP, que garantiu a formação de um Executivo “capacitado, estável e durável”, após uma etapa “sem precedentes” na história da Espanha, com um governo interino durante quase um ano.

Esta situação supôs para a Espanha uma paralisia legislativa e “uma enormidade de problemas”, acrescentou o líder conservador.

Rajoy, que assegurou que ainda não definiu os nomes que farão parte de seu novo gabinete, acredita que a nova legislatura vai permitir que se inicie um período baseado “não em maximalismos, mas em diálogo e entendimento”.

O chefe do Executivo interino da Espanha louvou o “acordo claríssimo e contundente” dos partidos para evitar a repetição das eleições, algo que de por si só, já traz “consequências muito positivas para a Espanha”, opinou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.